quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Vai!

"Aquele que não sabe e pensa que sabe é um tolo.
Fuja dele.
Aquele que não sabe e sabe que não sabe é humilde.
Guie-o.
Aquele que sabe e pensa que não sabe está dormindo.
Acorde-o.
Aquele que sabe e sabe que sabe é um mestre.
Siga-o"
Provérbio Chinês




Quatro situações. Quatro oportunidades singulares.

AQUELE QUE NÃO SABE E PENSA QUE SABE É UM TOLO. FUJA DELE.

Você não escolhe um cego para guiar uma expedição. Também aposto que nunca tomaria lições de natação de alguém que nunca houvesse entrado na água. Por que então ouvir conselhos de pessoas que sabem muito pouco ou quase nada sobre a vida, relacionamentos, seu trabalho, seu espírito? Sabichões estão sempre ao nosso redor, e quase todos que conheço se sentem doutores em aconselhamento. Depende de você perceber se a opnião alheia irá ou não ser de valia na solução dos seus problemas. Em última estância, quem vai sofrer as consequências será você...


AQUELE QUE NÃO SABE E SABE QUE NÃO SABE É HUMILDE. GUIE-O.

Ouvi certa vez na Ordem Rosacruz a leitura de um texto, não o lembro inteiro, mas se iniciava com algo como "todo aquele que te procura vai pedir-te algo...", e dava diversos exemplos, desde a criança, pedindo um apoio para os primeiros passos, ao idoso, que anseia por um sorriso. Tratava da doação. Da possibilidade que temos, todos, de doar algo. Um olhar, uma música. Ajudar.
É preciso estar atento para ser útil. Responder ao apelo.

AQUELE QUE SABE E PENSA QUE NÃO SABE ESTÁ DORMINDO. ACORDE-O.

Algumas pessoas precisam ser acordadas. Algumas acordam com carinho. Outras só com um safanão.
Eu recebi um , por esses dias. Uma porrada, mesmo. E dou graças a Deus por isso. Ficar dormindo só ia me atrasar. Doeu, mas valeu!

AQUELE QUE SABE E SABE QUE SABE É UM MESTRE. SIGA-O.

Um farol, ou, pra modernizar o discurso, um GPS. Todos temos modelos em que queremos nos espelhar. Bobagem achar que não. Sejam nossos pais, educadores, figuras públicas, sempre temos a tendência a repetir comportamentos que nos parecem disgnos de nota.
Seguir um Mestre. Nem sempre é fácil. Mas é recompensador. E talvez um dia alguém acabe por te seguir. São ciclos.


Um último ponto, uma "dica". O filme Mestre das Armas (Fearless). Um dos mais belos filmes sobre a história das artes marciais chinesas, não apenas os praticantes de Kung Fu deveriam assistir, mas todos. Baseado em fatos reais, mostra o caminho percorrido por um famoso Sifu na china do início do século passado, desde sua infância até seu falecimento. Como sua ignorância quase custou a felicidade de todos ao seu redor, e, principalmente, como um homem pode mudar seu destino e ser um com o universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário