segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Nove passos

Nove princípios básicos para... pra tudo...

1 - Mente limpa
2 - Controle da respiração
3 - Imagem mental
4 - Teoria da resposta dominante
5 - Re-estruturação cognitiva
6 - "Cartão de visitas"
7 - Indignação correta
8 - Chaves da fisiologia
9 - Postura corporal

Passo a passo, neste e nos próximos posts

1 - MENTE LIMPA

Antes que o medo se aposse, é preciso reconhecer os sinais de tensão e neutralizá-los.
Mantenha-se com uma atitude mental onde não espera nada, pronto para tudo ("A mente do homem deve ser como a água, que tudo vence, porque a tudo se submete" Tao te Ching).

2 - CONTROLE DA RESPIRAÇÃO

A respiração é a chave do processo de relaxamento. Se você consegue relaxar, a quantidade de sangue que flui para as suas extremidades aumenta, o que ajuda na coordenação das mãos e dos pés.
Sua mente ira acompanhar seu ritmo respiratório. Inale profundamente, relaxe. Então você estará mais preparado para qualquer embate.

3- IMAGEM MENTAL

A imagem mental que você imprime em seu cérebro afeta seu corpo, sua performance, sua saúde e o nível de coragem.
Evite frases e atitudes mentais como "isso me assusta" ou " não sou bom nisto". Estas frases criam figuras mentais negativas não desejadas. se surgirem tais figuras, substitua-as por uma imagem mental positiva, com imagens mentais semelhantes.

No próximo post, a TEORIA DA RESPOSTA DOMINANTE, de Scott Hamilton, e a RE-ESTRUTURAÇÃO COGNITIVA

2 comentários:

  1. Acho que ter a mente limpa é algo muito difícil. Podemos apenas substituir um pensamento por outro ou pelo menos escolher os mais adquados. Mas se abrimos nossos sentidos para a atenção plena, aí sim poderemos trabalhar corretamente nossa mente. Se procuro a atenção plena nas ações da mente, fala e copo, posso aos poucos controlar não só meus pensamentos, mas toda a minha vida...

    Sandro Lima

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, velhão!
    E, você já sentiu na pele, claro, os combates e treinos são momentos em que exercitamos tal atenção, e a prática depois pode ser expandida para além dojo... para toda a vida!

    ResponderExcluir